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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EIXO 2 - CURRÍCULO.

(ATIVIDADE 2.2) 
O Tema do projeto foi Cantando e Encantando com o Sítio do Picapau Amarelo. Este projeto surgiu da necessidade de levar para as nossas crianças a riqueza da nossa cultura e fomentar nelas o gosto pela leitura e escrita, através das maravilhosas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. As dificuldades encontradas foram insignificantes comparadas a satisfação e o prazer proporcionado as crianças e o seu rico aprendizado frente as atividades propostas relacionadas a um tema de muito interesse e da realidade das crianças e até de nós adultos, que ainda hoje lembramos do Sitio do Picapau Amarelo. Não é mesmo? Por isso considero sábias as palavras de Monteiro Lobato quando dizia que “Um país se faz com homens e livros”. Muitas foram as conquistas no desenvolvimento desse projeto, uma delas relato com prazer que foi o envolvimento da minha equipe na organização do cenário, nos acessórios dos personagens e principalmente a caracterização de todos e a dramatização para as crianças. Houve muito empenho e dedicação. As crianças ficaram maravilhadas!!! Um abraço a todos.


CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Atividade 2.3
Amei o vídeo dos Índios Kuikuro, esta é uma amostra real da cultura dessa tribo, onde busca-se preservar a sua cultura através da tecnologia. O cacique estava preocupado com as futuras gerações, tendo em vista perder as suas origens, então, planejou e tomou uma iniciativa, que foi registrar o modo de vida na tribo, com o intuito da preservação da cultura. Fiquem na paz!
CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO (atividade 2.4)
Ser educador, sistematizando a cultura digital no contexto de contemporaneidade é algo muito difícil, pois nossos alunos estão rodeados de novas tecnologias, sendo que a escola ainda não conseguiu se adequar o suficiente para acompanhar todas essas mudanças. Diante deste contexto, segundo a professora Léa, a escola precisa com urgência estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.
Contudo, essas mudanças de cultura são lentas e exigem conhecimento, requerem que o professor saia do comodismo e busque novos mecanismos para ministrar suas aulas.
Nesta perspectiva, acredito que o profissional da educação precisa adotar novas culturas digitais, pois nossos alunos estão na ERA DIGITAL. Por isso, buscar novos mecanismos e aliar os mesmos ao currículo é algo indispensável no mundo atual, visando sempre a aprendizagem e o pensar reflexivo frente as tecnologias tanto do professor quanto do aluno.
PROPOSTAS DE PROJETOS.

As leituras dos textos acrescentaram novos conhecimentos a minha prática, levaram-me a refletir que a educação precisa envolver o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnológias, a escola e a comunidade, todas as interações que acontecem no ambiente de aprendizagem.
Compreendo que a atuação do professor nesse ambiente de aprendizagem contribui para que aconteça a interação nos diversos segmentos, levando em consideração a história de vida do aluno, seus anseios, desejos e necessidades. Para que então,os conhecimentos das distintas áreas se estabeleçam de forma eficiente.
 O trabalho por projetos com certeza, leva o aluno a construir a sua aprendizagem, pois parte de questões investigativas, onde o aluno desenvolve estudos, pesquisas, buscas, seleciona, e articula informações com conhecimentos que já possui, para compreender melhor situações e tentar resolvê-las.
Muitos estudiosos têm dado a sua contribuição a todos nós educadores, na díficil tarefa de educar, muitos são exemplos a seguir. Podemos destacar Symour e Paulo Freire, eles concordam que a tarefa central da escola é proporcionar o conhecimento existente e produzir o conhecimento não existente.Symour como matemático, ele também é um incentivador ao uso do computador na educação. Paulo Freire ficou conhecido como símbolo da educação dos pobres, ele defende a pergunta e não a resposta, o diálogo e a aproximação do professor e aluno, onde as aulas sejam mais diáleticas e menos mecanicistas.
Que todos nós possamos ser exemplos a seguir também, e que façamos a diferença onde estejamos.

PROJETO: APRENDENDO COM OS MEIOS DE TRANSPORTES E O TRÂNSITO.

JUSTIFICATIVA

A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. As crianças brincarão muito na pista preparada com meios de transportes, placas, faixas e semáforo. Além de conhecerem alguns símbolos, vivenciarão os direitos e deveres dos motoristas e pedestres. As atividades enriquecerão o conceito de “mundo” das crianças, formando futuros cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres no trânsito.

OBJETIVO GERAL:
Diferenciar os meios de transportes existentes e também atender as necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Conhecer os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo e saber diferenciá-los;
·       Conhecer o novo código de trânsito;
·       Desenvolver a consciência da criança no trânsito;
·       Identificar as cores do sinal e o significado de cada uma;
·       Reconhecer a importância da faixa de pedestre;
·       Identificar as placa de sinalização como o PARE;
·       Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·       Desenvolver a coordenação motora;
·       Desenvolver a socialização;
·       Conhecer os animais usados como meio de transporte;
·       Conhecer os meios de transportes públicos como o ônibus.

     CONTEÚDOS
- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:Leituras diversas e interpretação de placas de trânsito com os seus significados;
   - MATEMÁTICA-Figuras geométricas, números no contexto;
   - ARTES: Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
    - NATUREZA E SOCIEDADE: O trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- MOVIMENTO: Músicas e Brincadeiras relacionadas (faz de conta e outras.)

PROCEDIMENTOS:
                Promover rodas de conversas sobre os meios de transporte existentes;
                 Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto abordado;
                 Diferenciar os meios de transporte motorizados, dos animais que servem de transporte.
               Através de fichas separar os meios de transporte usados na água (aquáticos), no ar (aéreo)  e no chão (terrestre). Fazer recortes, desenhos, origamis e sucatas destes transportes.
               Pesquisas:
               Sobre os transportes Ex: o mais rápido, o maior, o menor;
               O inventor do avião o 0 14 BIS, Santos Dumont e outras;             
               Brincadeiras:
               De trem usar cadeiras e simular uma viagem;
               Confecção da dobradura do avião para brincar no pátio da escola;
               Dramatização de meios de transportes e do trânsito pelas crianças;( regras de trânsito);

               Materiais de sucatas para montar alguns meios de transporte com as crianças;

                Confecção de painéis com gravuras dos meios de trânsportes e nomeá-los;
              Listagens relacionadas, contagem e representações numéricas;
              Dramatizações, onde os alunos criarão ruas, faróis, faixas de pedestres no pátio da escola;
               Aprenderemos as normas do trânsito como observar os faróis, passar na faixa de pedestre, colocar cinto de segurança, não correr com o carro, não colocar o braço para fora da janela, etc...
              Construir um semáforo com sucata, explorando cores e formas;
               Fazer o livrinho do trânsito com recadinhos e desenhos feitos pelas crianças.
               Conhecer alguns sinais como PARE, NÃO ESTACIONE, etc.
               Trabalhar versos como:
- “não é um motorista legal, quem bebe e sai dirigindo na maior cara de pau”.
               Promover interpretações e desenhos;
               Em matemática trabalhar quantidade e adição usando desenhos sobre o tema. Ensaiar músicas onde as mensagens são de alerta aos riscos do trânsito.
                 Criação de um código escolar para o trânsito na escola;                                                                       
                 Confecção de murais, mapeamento percurso escola/casa;
                 Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas.                                             
 

AVALIAÇÃO: Será avaliado a criatividade, a socialização e a participação juntamente com as atividades desenvolvidas pelas crianças;

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09- Dia da Pátria
18 A 25/09- Dia do trânsito
21/09- Dia da árvore( início da primavera).
PRODUTO FINAL:
Palestra com guardas de trânsito e simulação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROJETO EM AÇÃO.

(ATIVIDADE 2.2) 
O Tema do projeto foi Cantando e Encantando com o Sítio do Picapau Amarelo. Este projeto surgiu da necessidade de levar para as nossas crianças a riqueza da nossa cultura e fomentar nelas o gosto pela leitura e escrita, através das maravilhosas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. As dificuldades encontradas foram insignificantes comparadas a satisfação e o prazer proporcionado as crianças e o seu rico aprendizado frente as atividades propostas relacionadas a um tema de muito interesse e da realidade das crianças e até de nós adultos, que ainda hoje lembramos do Sitio do Picapau Amarelo. Não é mesmo? Por isso considero sábias as palavras de Monteiro Lobato quando dizia que “Um país se faz com homens e livros”. Muitas foram as conquistas no desenvolvimento desse projeto, uma delas relato com prazer que foi o envolvimento da minha equipe na organização do cenário, nos acessórios dos personagens e principalmente a caracterização de todos e a dramatização para as crianças. Houve muito empenho e dedicação. As crianças ficaram maravilhadas!!! Um abraço a todos.


CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Atividade 2.3
Amei o vídeo dos Índios Kuikuro, esta é uma amostra real da cultura dessa tribo, onde busca-se preservar a sua cultura através da tecnologia. O cacique estava preocupado com as futuras gerações, tendo em vista perder as suas origens, então, planejou e tomou uma iniciativa, que foi registrar o modo de vida na tribo, com o intuito da preservação da cultura. Fiquem na paz!
CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO (atividade 2.4)
Ser educador, sistematizando a cultura digital no contexto de contemporaneidade é algo muito difícil, pois nossos alunos estão rodeados de novas tecnologias, sendo que a escola ainda não conseguiu se adequar o suficiente para acompanhar todas essas mudanças. Diante deste contexto, segundo a professora Léa, a escola precisa com urgência estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.
Contudo, essas mudanças de cultura são lentas e exigem conhecimento, requerem que o professor saia do comodismo e busque novos mecanismos para ministrar suas aulas.
Nesta perspectiva, acredito que o profissional da educação precisa adotar novas culturas digitais, pois nossos alunos estão na ERA DIGITAL. Por isso, buscar novos mecanismos e aliar os mesmos ao currículo é algo indispensável no mundo atual, visando sempre a aprendizagem e o pensar reflexivo frente as tecnologias tanto do professor quanto do aluno.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROPOSTAS DE PROJETOS.

As leituras dos textos acrescentaram novos conhecimentos a minha prática, levaram-me a refletir que a educação precisa envolver o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnológias, a escola e a comunidade, todas as interações que acontecem no ambiente de aprendizagem.
Compreendo que a atuação do professor nesse ambiente de aprendizagem contribui para que aconteça a interação nos diversos segmentos, levando em consideração a história de vida do aluno, seus anseios, desejos e necessidades. Para que então,os conhecimentos das distintas áreas se estabeleçam de forma eficiente.
 O trabalho por projetos com certeza, leva o aluno a construir a sua aprendizagem, pois parte de questões investigativas, onde o aluno desenvolve estudos, pesquisas, buscas, seleciona, e articula informações com conhecimentos que já possui, para compreender melhor situações e tentar resolvê-las.
Muitos estudiosos têm dado a sua contribuição a todos nós educadores, na díficil tarefa de educar, muitos são exemplos a seguir. Podemos destacar Symour e Paulo Freire, eles concordam que a tarefa central da escola é proporcionar o conhecimento existente e produzir o conhecimento não existente.Symour como matemático, ele também é um incentivador ao uso do computador na educação. Paulo Freire ficou conhecido como símbolo da educação dos pobres, ele defende a pergunta e não a resposta, o diálogo e a aproximação do professor e aluno, onde as aulas sejam mais diáleticas e menos mecanicistas.
Que todos nós possamos ser exemplos a seguir também, e que façamos a diferença onde estejamos.