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segunda-feira, 23 de maio de 2011

CURSO PROINFO INTEGRADO.

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire.


OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA
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 A tecnologia avançou muito nas últimas décadas, vivemos em um mundo em constantes mudanças, não só do hardware quanto no modo de pensar e agir, seguindo essa linha de pensamento,vimos  que a ousadia e a perseverança nortearam o caminho até aqui, trilhadas com atitude e persistência de pessoas que acreditaram nos seus sonhos.
Acredito, portanto que é necessário obter informações e se atualizar constantemente para acompanhar a evolução tecnológica que nos cerca. Enquanto profissionais da educação precisamos dispor de tempo para aperfeiçoar os nossos conhecimentos e adequá-los a realidade em que vivemos. As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico e disperso. Por isso, é importante dominar ferramentas de busca da informação organizada, significativa: a informação transformada em conhecimento.É o que entende-se por webquest, uma proposta metodológica para usar a internet de forma criativa.
           O QUE É WEBQUEST SOBRE PROJETOS DE APRENDIZAGEM?
O conceito de Webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, como uma proposta metodológica para usar a internet de forma criativa. Ele define-a como” uma atividade investigativa em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da internet”. Em geral, uma Webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos em grupo. Tendo objetividade de integrar o trabalho com projetos de aprendizagem a informática educativa.

As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico e disperso. Por isso, é importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe. A matéria prima da aprendizagem é a informação organizada, significativa: a informação transformada em conhecimento. Pela educação de qualidade avançamos rapidamente, da informação para o conhecimento e pela aprendizagem continuada profunda chegamos a sabedoria.

 O QUE É SER PROFESSOR HOJE?
SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS É SABER MEDIAR O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. É ALGUÉM COMPROMETIDO COM A SUA PRÁTICA, QUE ESTÁ SEMPRE PROCURANDO INOVAR, SE CAPACITANDO, CAPAZ DE RESPONDER AS DEMANDAS FAMILIARES E DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO AS QUESTÕES RELATIVAS AOS CUIDADOS E APRENDIZAGENS INFANTIS. PARA QUE SEU TRABALHO EM SALA DE AULA SEJA PRODUTIVA, ALÉM DE CONHECER OS SEUS ALUNOS, ELE PRECISA GOSTAR DO QUE FAZ, SER CARINHOSA COM ELES, POIS COMO DEFENDE WALLON (1879), O AFETO TEM PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

VOCÊ SABE O QUE É HIPERTEXTO?
NAVEGAR LIVREMENTE É UMA EXPERIÊNCIA FASCINANTE ,COM CERTEZA, CLICAR NOS LINKS FACILITA A CAMINHADA, ABRE HORIZONTES EM BUSCA DE COMPRENDER O QUE É HIPERTEXTO.
FOI NO CAMPO DA INFORMÁTICA QUE ELE SURGIU, POR NECESSIDADE DE TORNAR O COMPUTADOR CADA VEZ MAIS INTERATIVO. MAS, O MESMO NÃO PRECISA SER INTERATIVO E SIM EXPLORATIVO. 
O TERMO HIPERTEXTO FOI CRIADO POR THEODORE NELSON, NA DÉCADA DE SESSENTA, PARA DENOMINAR A FORMA DE LEITURA/ESCRITA NÃO LINEAR NA INFORMÁTICA. OS HIPERTEXTOS, SEJA ONLINE OU OFFLINE SÃO INFORMAÇÕES TEXTUAIS COMBINADAS COM IMAGENS, SONS, ORGANIZADAS DE FORMA A PROMOVER UMA LEITURA( OU NAVEGAÇÃO). O HIPERTEXTO É UMA OBRA COM VÁRIAS ENTRADAS, ONDE O LEITOR/NAVEGADOR ESCOLHE SEU PERCURSO PELOS LINKS. LEMOS,( 2002, PÁG.130 APUD AQUINO, ONLINE).
NA SALA DE AULA, ONDE SE TRABALHA COM HIPERTEXTO, OS ALUNOS, NUM SISTEMA DE COLABORAÇÃO, ACABAM APRENDENDO MAIS E ATRAVÉS DE DIVERSAS FONTES. 

O VÍDEO SOBRE HIPERTEXTUALIDADE DE ALEJANDRA BERTOLACCINI 
Este vídeo apresenta a hipertextualidade como norteadora de um universo grande de informações. Este está em forma de texto digital, agregando palavras , sons e imagens.

 O HIPERTEXTO UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO 
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto
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RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE A ESCOLA DISPÕE
 Na educação nos dias atuais, exige muita capacitação dos profissionais, e ainda a utilização de muitas ferramentas para ajudá-lo a mediar o conhecimento. A nossa instituição dispõe de poucos recursos tecnológicos. Mas, estes já fazem a diferença no nosso fazer pedagógico. Desenvolvemos atividades com o uso do aparelho DVD, do computador, aparelho de som, registramos as aulas com a câmara digital e a coordenadora Administrativa ou a Semec, com freqüência nos sede o data show para realizarmos as reuniões com pais, a exibição de vídeos temáticos para as crianças e para a formação continuada dos professores.







                                                                                                                              
 








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