Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROJETO TEMA: CONHECENDO E PROTEGENDO OS ANIMAIS

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.
PERÍODO: 15 dias.


JUSTIFICATIVA

O tema animais é importante para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente e com os seres vivos. Este provoca bastante interesse e curiosidades nas crianças.
Como descreve o RCNEI- Vol.3,1998: A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à saúde.

OBJETIVO GERAL

Observar, descrever e comparar as características de animais que existem em ambientes próximos, e conhecer outros que vivem em lugares distantes; bem como estudar a vida desses animais, e sua importância para o meio ambiente, usando recursos tecnológicos para o enriquecimento da prática pedagógica.

OBJETIVOS:

Ao término do projeto espera-se que o aluno capacite-se a:

- Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
- Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;
- Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
- Participar no estabelecimento de critérios de classificação e seqüência de elementos;
- Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;
- Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual, corporal e do ritmo.

CONTEÚDOS:
- Animais domésticos e selvagens
- Características físicas dos animais
- Utilidades dos animais
- Leitura/pseudoleitura
- Expressão oral
- Conceito de número
- Classificação
- Seqüênciação
- Expressão gestual e corporal
- Ritmo
- Coordenação motora

PROCEDIMENTOS:

* Rotina: Todos os dias proceder-se-á à leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema.
* Iniciar o conteúdo sempre através de conversa informal com as crianças, onde serão propostos questionamento e exposição de idéias de forma que sejam respeitados os conhecimentos prévios.
* Alguns questionamentos são importantes, como:
- Vocês têm alguns animais em casa?
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
- E os que não podem como são chamados?
* Distribuição de revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletiva de dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
*Aula recreativa: aquecimento: Imitação de animais
A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha...
* Trabalhar músicas envolvendo animais como cachorro, gato, coelho, girafa... , em seguida, distribuir quadrados de papel ofício para confecção de dobraduras dos animais da música e construir painel com as dobraduras,
*Quebra-cabeça com animais;
Aula passeio;
* Ditado figurado;
* Dramatização de histórias envolvendo os animais;
Registro através de fotos ou outros;
* Confecção de máscaras;
* Exibição de vídeos relacionados;
* Atividades que envolvam contagens, classificação e ordenação.
* Construção de imagens com complementos;
* Montagem de gravuras.

Recursos tecnológicos: Aparelho de DVD, data show, filmadora, câmara digital e aparelho de som.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação e envolvimento em todas as atividades propostas, sempre retomando os conteúdos conforme as necessidades diagnósticadas.

Ser professor...

Ser professor é
professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você, e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir parte do seu tempo
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Nós fazemos a diferença na vida das nossas crianças!
Maio de 2011.

2 comentários: