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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PROJETOS E SUAS CARACTERÍSTICAS.


Olá colegas!!!
A escola precisa de fato repensar o seu papel frente a sociedade do conhecimento e tecnologia. Compreende-se que o momento requer novas maneiras de pensar e agir frente a rapidez de informações e o dinamismo do conhecimento. Para tal, faz-se necessário proporcionar estratégias de ensino criativas e colaborativas em sala de aula para que a aprendizagem aconteça significativamente. Para ensinar melhor precisa-se levar o aluno ao desenvolvimento de competências para que o mesmo possa saber lidar com o mundo atual em constante mudanças.  O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental para a construção de novos saberes.
Diversas vezes, a interdisciplinariedade é abordada em sala de aula, tendo em vista a necessidade da mesma. Percebe-se que o trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes das áreas de conhecimento, e as tecnologias se integram.
Um abraço a todos!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ELABORAÇÃO DE PROJETOS.


Síntese do texto de MACHADO, Nilson José.
Olá colegas!!!  Particularmente gostei muito do texto, principalmente quando o autor conceitua projeto como uma forma de lançar-se para o futuro, com orientação. Uma busca pelo que pretende ser e conhecer. Enfatizando a importância do contato professor e aluno. Mostrando, portanto que o caminho se faz ao caminhar, e que nós precisamos criar diferentes espaços, situações com orientações, interrogações, expectativas e interesses, em busca de um trabalho coletivo, participativo e democrático, onde o aluno seja de fato instigado a ser um cidadão crítico e consciente numa sociedade tão desigual e que o ensino aconteça para a vida.

DIÁLOGO TEÓRICO
Observamos alguns pontos significativos ao ler os escritos de Maria Montessori, entre eles podemos destacar:
A importância de ser despertado o desejo na criança em aprender, sendo relevante a manipulação do objeto pela mesma num constante processo de aprender fazendo. Onde cada criança possui o seu próprio ritmo e deve ser considerada de forma singular e de acordo com as suas necessidades individuais. O que oportuniza um excelente comportamento da criança, sem prescindir castigos ou recompensas.