Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA.

    PERCEBE-SE QUE TODO SER HUMANO JÁ NASCE COM UMA PREDISPOSIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM. É O QUE DEFENDE PIAGET QUANDO DIZ: "QUE AS PESSOAS TEM CAPACIDADE DE APRENDER A TODO MOMENTO".ENTENDE-SE QUE, APRENDEMOS E ENSINAMOS PORQUE TEMOS QUE RESOLVER PROBLEMAS REAIS E INTERAGIR COM PESSOAS E OBJETOS DO NOSSO DIA-A-DIA. ESSA APRENDIZAGEM ACONTECE AO LONGO DA VIDA, ELA SE DAR ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM O OBJETO E O OUTRO. PORÉM, PARA QUE ACONTEÇA DE FORMA SIGNIFICATIVA, FAZ SE NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO POR PARTE DO AGENTE DE APRENDIZAGEM, O EDUCADOR, ELE PRECISA ESTÁ PROPORCIONANDO PROJETOS DE TRABALHO DESAFIADORES, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO DOS APRENDIZES. A ESCOLA TEM ESSE DESAFIO NOS DIAS ATUAIS SER ATRATIVA E EFICIENTE EM SUA ATUAÇÃO E BUSCAR A FORMAÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS.ESTUDAR SE FAZ NECESSÁRIO, COM ELE NOS TORNAMOS MELHORES EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA.

                                             ATIVIDADE  PRÁTICA PEDAGÓGICA
HÁ UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA A CADA SEGUNDO, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O PROFISSIONAL DOCENTE DEVE ESTAR PREPARADO PARA ESSE DESAFIO. O COMPUTADOR, O DATA SHOW E OUTROS, SÃO TECNOLOGIAS QUE EXPLORADAS COM CRIATIVIDADE PRODUZEM AULAS DE QUALIDADE. O COMPROMETIMENTO DO PROFESSOR COM ESSAS FERRAMENTAS DE TRABALHO SÓ ENRIQUECEM A SUA PRÁTICA. ATUALMENTE, A NOSSA INSTITUIÇÃO DISPÕE DE COMPUTADORES,CD ROM, IMPRESSORAS, APARELHO DE DVD E ALGUNS PROFESSORES POSSUEM CÂMARA DIGITAL.
A UTILIZAÇÃO DESSES EQUIPAMENTOS NA EDUCAÇÃO MERECE REFLEXÃO, POIS AO MESMO TEMPO QUE REPRESENTA MODERNIDADE, PODE CAUSAR TRANSTORNOS NA RELAÇÃO ALUNO X PROFESSOR. ELES NÃO SUBSTITUEM O EDUCADOR, MAS SÃO INSTRUMENTOS DE AUXÍLIO DE INTERAÇÃO ENTRE ELES, NA SALA DE AULA.
PÔDE-SE COMPROVAR ISSO, COM A EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO EM DATA SHOW, REFERENTES A ANIMAIS SELVAGENS TEMA QUE ESTÁ SENDO ABORDADO POR ALGUMAS TURMAS DA CRECHE. AS CRIANÇAS ADORARAM,ENVOLVERAM-SE BASTANTE, FOI UMA ATIVIDADE DIVERTIDA, ONDE  HOUVE MUITO APRENDIZADO, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS A CERCA DE ANIMAIS, SEU HABITAT NATURAL, ALIMENTAÇÃO, CARACTERÍTICAS E OUTROS. 
 EM SEGUIDA DESENVOLVEU- SE ATIVIDADES RELACIONADAS AO VÍDEO, COMO: CONVERSAS ORAIS, DRAMATIZAÇÕES, LISTAGENS DOS ANIMAIS QUE AS CRIANÇAS VIRAM, E A REPRODUÇÃO COM DESENHOS EM SALA. NÃO TENHO DÚVIDA NENHUMA QUE A EDUCAÇÃO PODE E DEVE SE BENEFICIAR DA TECNOLOGIA PARA O APRIMORAMENTO DA RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário