Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VISITA AO PORTAL DO PROFESSOR.

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino infantil, fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.
 VISITE O PORTAL DO PROFESSOR!!!

PARA REFLETIR:
“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

Minha frase!!

Minha frase!!

Estou crescendo!! Obrigada pela sua visita . Beijos!!



893901



Preciso de ti Senhor.... Hoje e sempre!!

sábado, 11 de junho de 2011

CURSISTAS EM AULA -UNIDADE III CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.



        OS CURSISTAS ESTÃO EMPOLGADOS PARA APRENDER MUITO MAIS COM ESSA NOVA UNIDADE DO CURSO PROINFO INTEGRADO. A CADA DIA MAIS APRENDIZADO!!!
 VAMOS LÁ TURMA, JUNTOS CHEGAREMOS LÁ.

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA A PRÁTICA
O diálogo em sala de aula é muito importante. As rodas de conversas pode ser uma boa estratégia, uma vez que os alunos ficam mais próximos de seus pares e do professor, poderá sentir-se mais a vontade para interagir nos diálogos e debates, proporcionando oportunidades de envolvimento de todos, onde circule diferentes informações, seja valorizado o contexto histórico e social do grupo e seus conhecimentos sejam valorizados. E as tecnologias, enquanto ferramentas bem utilizadas poderão garantir o envolvimento e a motivação do grupo, a troca de experiência, promovendo uma aprendizagem significativa.
(CORTELAZZO, 1998) esclarece que: A tecnologia cria as condições para que a Comunicação Social se insira cada vez mais nos espaços de aprendizagem, pois favorece a socialização do saber, através de suas dinâmicas de distribuição de informações. Observa-se que, a comunicação, tecnologias e educação compõem um tripé fundamental para a formação do homem do século XXI.

PARTILHANDO A LEITURA 
De acordo com Pedro Demo "A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente." A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora a criança está em contato direto com diferentes formas tecnológicas. Demo diz que "A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental."
Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar a interação. Consequentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Claro que diante de tudo isso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento, como afirma Demo "É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua." Ou seja, tudo isso passa por investimento em educação e principalmente investimento no PROFESSOR.

CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIA
Subtende-se que os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos. E percebe-se que na interação com nossos alunos poderemos descobrir temas pertinentes para projetos que possibilitem a aprendizagem significativa, sendo fundamental fazer a articulação entre a realidade do estudante em seu dia a dia e seus estudos na escola. Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação que surgiram separadas, depois convergiram e passaram a compor um único dispositivo modificam profundamente o modo como desenvolvemos atividades.

domingo, 5 de junho de 2011

SÍNTESE DO TEXTO- NUM MUNDO WIKI, UMA ESCOLA IDEM-PARTE I, DE JAIME BALBINO.


De acordo com o autor para compreender wikipédia é necessário entender o conhecimento como Fenômeno social, coletivo e não como posse de alguns(elite) da qual fazemos parte ou não. Não se fazendo distinção entre cultura e outra, pois isso não existe no mundo wiki. O que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo por meio da linguagem, podendo expressar esse conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro quer seja ou não da mesma classe.No mundo wiki, a reflexão é o que permite olhar para além do que é mostrado, trabalha-se a informação e reinterpretá-la de volta ao mundo, como resultado da conteporaneidade. Ela se encontra canalizada como combustível e motor de conhecimento dinâmico, e em constante transformação.O texto mostra que a wipédia é uma ferramenta de grande valia, e que os professores precisam levá-la em consideração, como um auxílio a sua prática pedagógica. Em seguida, o autor dá origem a wiki através das comunidades de software livre como modelo de organização e gestão colaborativa de documentos. Ele esclarece que tudo funcionava sem organização por parte dos membros e que o interesse em comum era suficiente para produzir, manter e atualizar conteúdos. Explica que os usuários são responsáveis pela fiscalização. A wipédia afirma, que sua confiabilidade em conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo. E ainda, que o número de verbetes que possui e que foram atingidos por vândalos é insignificante, além de reversível.

REFLEXÃO SOBRE WIKPÉDIA E WIKCIONÁRIO

Wikipédia é uma enciclopédia online livre, cujo conteúdo pode ser ampliada ou alterada por qualquer pessoa, desde que com seriedade e respeito ás normas de conduta e de direitos autorais, não sejam violadas.
Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. Assim, como a Wikipédia, o wikcionário é um projeto da fundação Wikmedia disponível em diversos idiomas. Ele é escrito por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.
Aprendi que, a Wikipédia e o wikcionário são ferramentas de grande utilidade, disponíveis gratuitamente, podendo ser usada no nosso trabalho e no dia-a-dia, como fonte de pesquisa. Achei muito legal e interessante, até então não tinha conhecimento sobre esses instrumentos. Caminhando, observando,analisando, descrevendo e registrando as descobertas  de coisas novas, nos leva a construir a nossa aprendizagem de forma significativa.

sábado, 4 de junho de 2011

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA




O trabalho foi desenvolvido na Creche Edinólia Melo, com crianças das turmas de jardim II e alfabetização, na faixa etária de 2 a 5 anos, com o objetivo de enriquecer os conhecimentos que as crianças tem, a cerca dos animais e a sua importância para o meio ambiente. Durante a exibição do vídeo, as crianças tiveram a oportunidade de ver em imagens grandes no data show os animais, seu habitat natural, a alimentação entre outros. Elas adoraram!
Foi muito legal, houve muita participação e interação. Pode-se perceber o quanto as ferramentas tecnológicas são recursos de grande importância para a educação. Após a exibição do vídeo, a aula transformou-se num verdadeiro teatro, onde as crianças dramatizaram os animais que viram, e logo em seguida representaram estes com desenhos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROJETO TEMA: CONHECENDO E PROTEGENDO OS ANIMAIS

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.
PERÍODO: 15 dias.


JUSTIFICATIVA

O tema animais é importante para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente e com os seres vivos. Este provoca bastante interesse e curiosidades nas crianças.
Como descreve o RCNEI- Vol.3,1998: A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à saúde.

OBJETIVO GERAL

Observar, descrever e comparar as características de animais que existem em ambientes próximos, e conhecer outros que vivem em lugares distantes; bem como estudar a vida desses animais, e sua importância para o meio ambiente, usando recursos tecnológicos para o enriquecimento da prática pedagógica.

OBJETIVOS:

Ao término do projeto espera-se que o aluno capacite-se a:

- Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
- Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;
- Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
- Participar no estabelecimento de critérios de classificação e seqüência de elementos;
- Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;
- Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual, corporal e do ritmo.

CONTEÚDOS:
- Animais domésticos e selvagens
- Características físicas dos animais
- Utilidades dos animais
- Leitura/pseudoleitura
- Expressão oral
- Conceito de número
- Classificação
- Seqüênciação
- Expressão gestual e corporal
- Ritmo
- Coordenação motora

PROCEDIMENTOS:

* Rotina: Todos os dias proceder-se-á à leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema.
* Iniciar o conteúdo sempre através de conversa informal com as crianças, onde serão propostos questionamento e exposição de idéias de forma que sejam respeitados os conhecimentos prévios.
* Alguns questionamentos são importantes, como:
- Vocês têm alguns animais em casa?
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
- E os que não podem como são chamados?
* Distribuição de revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletiva de dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
*Aula recreativa: aquecimento: Imitação de animais
A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha...
* Trabalhar músicas envolvendo animais como cachorro, gato, coelho, girafa... , em seguida, distribuir quadrados de papel ofício para confecção de dobraduras dos animais da música e construir painel com as dobraduras,
*Quebra-cabeça com animais;
Aula passeio;
* Ditado figurado;
* Dramatização de histórias envolvendo os animais;
Registro através de fotos ou outros;
* Confecção de máscaras;
* Exibição de vídeos relacionados;
* Atividades que envolvam contagens, classificação e ordenação.
* Construção de imagens com complementos;
* Montagem de gravuras.

Recursos tecnológicos: Aparelho de DVD, data show, filmadora, câmara digital e aparelho de som.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação e envolvimento em todas as atividades propostas, sempre retomando os conteúdos conforme as necessidades diagnósticadas.

Ser professor...

Ser professor é
professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você, e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir parte do seu tempo
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Nós fazemos a diferença na vida das nossas crianças!
Maio de 2011.