Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2011

CURSISTAS EM AULA -UNIDADE III CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.



        OS CURSISTAS ESTÃO EMPOLGADOS PARA APRENDER MUITO MAIS COM ESSA NOVA UNIDADE DO CURSO PROINFO INTEGRADO. A CADA DIA MAIS APRENDIZADO!!!
 VAMOS LÁ TURMA, JUNTOS CHEGAREMOS LÁ.

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA A PRÁTICA
O diálogo em sala de aula é muito importante. As rodas de conversas pode ser uma boa estratégia, uma vez que os alunos ficam mais próximos de seus pares e do professor, poderá sentir-se mais a vontade para interagir nos diálogos e debates, proporcionando oportunidades de envolvimento de todos, onde circule diferentes informações, seja valorizado o contexto histórico e social do grupo e seus conhecimentos sejam valorizados. E as tecnologias, enquanto ferramentas bem utilizadas poderão garantir o envolvimento e a motivação do grupo, a troca de experiência, promovendo uma aprendizagem significativa.
(CORTELAZZO, 1998) esclarece que: A tecnologia cria as condições para que a Comunicação Social se insira cada vez mais nos espaços de aprendizagem, pois favorece a socialização do saber, através de suas dinâmicas de distribuição de informações. Observa-se que, a comunicação, tecnologias e educação compõem um tripé fundamental para a formação do homem do século XXI.

PARTILHANDO A LEITURA 
De acordo com Pedro Demo "A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente." A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora a criança está em contato direto com diferentes formas tecnológicas. Demo diz que "A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental."
Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar a interação. Consequentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Claro que diante de tudo isso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento, como afirma Demo "É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua." Ou seja, tudo isso passa por investimento em educação e principalmente investimento no PROFESSOR.

CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIA
Subtende-se que os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos. E percebe-se que na interação com nossos alunos poderemos descobrir temas pertinentes para projetos que possibilitem a aprendizagem significativa, sendo fundamental fazer a articulação entre a realidade do estudante em seu dia a dia e seus estudos na escola. Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação que surgiram separadas, depois convergiram e passaram a compor um único dispositivo modificam profundamente o modo como desenvolvemos atividades.

Um comentário: