Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EIXO 3 - TECNOLOGIA.

 ATIVIDADE 3.1 -
MAPA CONCEITUAL é definido por Novak, (2003), como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento.


ATIVIDADE 3.2 – O PAPEL DAS TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRÍCULO DA ESCOLA.
O papel das tecnologias integradas ao currículo é o de educar, transformar crianças em adultos reflexivos, mediante a atualidade que os cerca. Hoje na escola, as tecnologias já fazem parte dos planejamentos, há uma maior preocupação com os alunos referente ao uso dessas tecnologias. De fato, o mundo está em constantes mudanças tecnológicas, e a escola não pode ficar de fora desse contexto, tendo em vista que os alunos usam celulares, fazem parte de redes sociais, se comunicam em comunidades virtuais, etc.
Pensando assim, os professores precisam estar preocupados em democratizar o ensino, onde o currículo esteja em constante processo de construção, embasado nas interações com os alunos. É o que bem enfatiza Pacheco (2001), quando define currículo e tecnologia como práticas sociais ligadas à utilização e controle do poder, pelo que a reorganização dos processos de aprendizagem terá de ser decidida a partir de referenciais que permitam a participação ativa de cada um e de todos os alunos. Dessa forma, o papel do professor é muito importante, a forma como ele insere a tecnologia ao currículo dentro do processo pedagógico é o que irá fazer sentido para os alunos, ajudando-os a construir conhecimentos para a sua autonomia pessoal, formando seres críticos, pensantes e capazes de atuar no mundo atual.


ATIVIDADE 3.3 – AVALIAÇÃO DO CURSO EPROINFO.
O Curso Eproinfo ( Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional). Me proporcionou ao longo do curso um aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como as articulações das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo, mídias e tecnologias de educação existentes na escola. Como ressalta Almeida, (1999), a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Sendo um ambiente onde promove-se aprendizagens por meio das interações, construindo conhecimentos das áreas distintas do saber, desenvolvendo no aluno a sua autonomia. Minha prática pedagógica fundamenta-se nessas idéias, onde Piaget esclarece sobre o desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionados com outros estudiosos como Dewey, Freire e Vygotsky. Os artigos e textos disponibilizados no curso possibilitou-me a construir novos saberes, promovendo a inclusão digital frente aos desafios atuais e levou-me a  refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem por meio do uso crítico e criativo das tecnologias da informação e comunicação.



 ATIVIDADE 3.4 - BLOG EDUCATIVO


CURIOSIDADES:
COMO SURGIU O BLOG? Surgiu como uma ferramenta que pode viabilizar a comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.
O QUE É UM BLOG? É uma página interativa que permite publicações em forma de diário, uma ferramenta de fácil utilização.Os Blogs proliferaram-se rapidamente com muitas finalidades, entre elas destaco: DIÁRIO VIRTUAL, PIADAS, NOTÍCIAS, POESIAS, FOTOS,  ETC
.
OS BLOGS EDUCATIVOS.

Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao educador quanto ao aluno. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões, favorecendo a produção escrita e a leitura. São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem. Tem grande poder de comunicação: Oferecem espaços de diálogo, onde os alunos são escritores, leitores, pensadores. Os blogs também ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. O educador pode convidar os seus alunos e juntos criarem o blog da turma. Todo o processo, escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog. 
É com muito prazer e satisfação que posso dizer que graças ao curso Eproinfo, sobre a tutoria da professora Paula Edilma, é que construi este blog, inicialmente com o objetivo de registrar as atividades desenvolvidas no curso,e posteriormente surgiu o desejo de registrar o trabalho com projetos desenvolvidos na creche, os eventos, a  formação profissional e informações educacionais relevantes a prática pedagógica. Meu agradecimento a oportunidade que me foi dada, e que estou colocando em prática, sendo uma delas a atualização do meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário