Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROJETO EM AÇÃO.

(ATIVIDADE 2.2) 
O Tema do projeto foi Cantando e Encantando com o Sítio do Picapau Amarelo. Este projeto surgiu da necessidade de levar para as nossas crianças a riqueza da nossa cultura e fomentar nelas o gosto pela leitura e escrita, através das maravilhosas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. As dificuldades encontradas foram insignificantes comparadas a satisfação e o prazer proporcionado as crianças e o seu rico aprendizado frente as atividades propostas relacionadas a um tema de muito interesse e da realidade das crianças e até de nós adultos, que ainda hoje lembramos do Sitio do Picapau Amarelo. Não é mesmo? Por isso considero sábias as palavras de Monteiro Lobato quando dizia que “Um país se faz com homens e livros”. Muitas foram as conquistas no desenvolvimento desse projeto, uma delas relato com prazer que foi o envolvimento da minha equipe na organização do cenário, nos acessórios dos personagens e principalmente a caracterização de todos e a dramatização para as crianças. Houve muito empenho e dedicação. As crianças ficaram maravilhadas!!! Um abraço a todos.


CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Atividade 2.3
Amei o vídeo dos Índios Kuikuro, esta é uma amostra real da cultura dessa tribo, onde busca-se preservar a sua cultura através da tecnologia. O cacique estava preocupado com as futuras gerações, tendo em vista perder as suas origens, então, planejou e tomou uma iniciativa, que foi registrar o modo de vida na tribo, com o intuito da preservação da cultura. Fiquem na paz!
CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO (atividade 2.4)
Ser educador, sistematizando a cultura digital no contexto de contemporaneidade é algo muito difícil, pois nossos alunos estão rodeados de novas tecnologias, sendo que a escola ainda não conseguiu se adequar o suficiente para acompanhar todas essas mudanças. Diante deste contexto, segundo a professora Léa, a escola precisa com urgência estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.
Contudo, essas mudanças de cultura são lentas e exigem conhecimento, requerem que o professor saia do comodismo e busque novos mecanismos para ministrar suas aulas.
Nesta perspectiva, acredito que o profissional da educação precisa adotar novas culturas digitais, pois nossos alunos estão na ERA DIGITAL. Por isso, buscar novos mecanismos e aliar os mesmos ao currículo é algo indispensável no mundo atual, visando sempre a aprendizagem e o pensar reflexivo frente as tecnologias tanto do professor quanto do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário