Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROPOSTAS DE PROJETOS.

As leituras dos textos acrescentaram novos conhecimentos a minha prática, levaram-me a refletir que a educação precisa envolver o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnológias, a escola e a comunidade, todas as interações que acontecem no ambiente de aprendizagem.
Compreendo que a atuação do professor nesse ambiente de aprendizagem contribui para que aconteça a interação nos diversos segmentos, levando em consideração a história de vida do aluno, seus anseios, desejos e necessidades. Para que então,os conhecimentos das distintas áreas se estabeleçam de forma eficiente.
 O trabalho por projetos com certeza, leva o aluno a construir a sua aprendizagem, pois parte de questões investigativas, onde o aluno desenvolve estudos, pesquisas, buscas, seleciona, e articula informações com conhecimentos que já possui, para compreender melhor situações e tentar resolvê-las.
Muitos estudiosos têm dado a sua contribuição a todos nós educadores, na díficil tarefa de educar, muitos são exemplos a seguir. Podemos destacar Symour e Paulo Freire, eles concordam que a tarefa central da escola é proporcionar o conhecimento existente e produzir o conhecimento não existente.Symour como matemático, ele também é um incentivador ao uso do computador na educação. Paulo Freire ficou conhecido como símbolo da educação dos pobres, ele defende a pergunta e não a resposta, o diálogo e a aproximação do professor e aluno, onde as aulas sejam mais diáleticas e menos mecanicistas.
Que todos nós possamos ser exemplos a seguir também, e que façamos a diferença onde estejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário