Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EIXO 3 - TECNOLOGIA.

 ATIVIDADE 3.1 -
MAPA CONCEITUAL é definido por Novak, (2003), como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento.


ATIVIDADE 3.2 – O PAPEL DAS TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRÍCULO DA ESCOLA.
O papel das tecnologias integradas ao currículo é o de educar, transformar crianças em adultos reflexivos, mediante a atualidade que os cerca. Hoje na escola, as tecnologias já fazem parte dos planejamentos, há uma maior preocupação com os alunos referente ao uso dessas tecnologias. De fato, o mundo está em constantes mudanças tecnológicas, e a escola não pode ficar de fora desse contexto, tendo em vista que os alunos usam celulares, fazem parte de redes sociais, se comunicam em comunidades virtuais, etc.
Pensando assim, os professores precisam estar preocupados em democratizar o ensino, onde o currículo esteja em constante processo de construção, embasado nas interações com os alunos. É o que bem enfatiza Pacheco (2001), quando define currículo e tecnologia como práticas sociais ligadas à utilização e controle do poder, pelo que a reorganização dos processos de aprendizagem terá de ser decidida a partir de referenciais que permitam a participação ativa de cada um e de todos os alunos. Dessa forma, o papel do professor é muito importante, a forma como ele insere a tecnologia ao currículo dentro do processo pedagógico é o que irá fazer sentido para os alunos, ajudando-os a construir conhecimentos para a sua autonomia pessoal, formando seres críticos, pensantes e capazes de atuar no mundo atual.


ATIVIDADE 3.3 – AVALIAÇÃO DO CURSO EPROINFO.
O Curso Eproinfo ( Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional). Me proporcionou ao longo do curso um aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como as articulações das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo, mídias e tecnologias de educação existentes na escola. Como ressalta Almeida, (1999), a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Sendo um ambiente onde promove-se aprendizagens por meio das interações, construindo conhecimentos das áreas distintas do saber, desenvolvendo no aluno a sua autonomia. Minha prática pedagógica fundamenta-se nessas idéias, onde Piaget esclarece sobre o desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionados com outros estudiosos como Dewey, Freire e Vygotsky. Os artigos e textos disponibilizados no curso possibilitou-me a construir novos saberes, promovendo a inclusão digital frente aos desafios atuais e levou-me a  refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem por meio do uso crítico e criativo das tecnologias da informação e comunicação.



 ATIVIDADE 3.4 - BLOG EDUCATIVO


CURIOSIDADES:
COMO SURGIU O BLOG? Surgiu como uma ferramenta que pode viabilizar a comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.
O QUE É UM BLOG? É uma página interativa que permite publicações em forma de diário, uma ferramenta de fácil utilização.Os Blogs proliferaram-se rapidamente com muitas finalidades, entre elas destaco: DIÁRIO VIRTUAL, PIADAS, NOTÍCIAS, POESIAS, FOTOS,  ETC
.
OS BLOGS EDUCATIVOS.

Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao educador quanto ao aluno. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões, favorecendo a produção escrita e a leitura. São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem. Tem grande poder de comunicação: Oferecem espaços de diálogo, onde os alunos são escritores, leitores, pensadores. Os blogs também ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. O educador pode convidar os seus alunos e juntos criarem o blog da turma. Todo o processo, escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog. 
É com muito prazer e satisfação que posso dizer que graças ao curso Eproinfo, sobre a tutoria da professora Paula Edilma, é que construi este blog, inicialmente com o objetivo de registrar as atividades desenvolvidas no curso,e posteriormente surgiu o desejo de registrar o trabalho com projetos desenvolvidos na creche, os eventos, a  formação profissional e informações educacionais relevantes a prática pedagógica. Meu agradecimento a oportunidade que me foi dada, e que estou colocando em prática, sendo uma delas a atualização do meu blog.

sábado, 1 de outubro de 2011

Mensagem " Ser Criança é..."


"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos


Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."



 

(Gilberto dos Reis)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EIXO 2 - CURRÍCULO.

(ATIVIDADE 2.2) 
O Tema do projeto foi Cantando e Encantando com o Sítio do Picapau Amarelo. Este projeto surgiu da necessidade de levar para as nossas crianças a riqueza da nossa cultura e fomentar nelas o gosto pela leitura e escrita, através das maravilhosas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. As dificuldades encontradas foram insignificantes comparadas a satisfação e o prazer proporcionado as crianças e o seu rico aprendizado frente as atividades propostas relacionadas a um tema de muito interesse e da realidade das crianças e até de nós adultos, que ainda hoje lembramos do Sitio do Picapau Amarelo. Não é mesmo? Por isso considero sábias as palavras de Monteiro Lobato quando dizia que “Um país se faz com homens e livros”. Muitas foram as conquistas no desenvolvimento desse projeto, uma delas relato com prazer que foi o envolvimento da minha equipe na organização do cenário, nos acessórios dos personagens e principalmente a caracterização de todos e a dramatização para as crianças. Houve muito empenho e dedicação. As crianças ficaram maravilhadas!!! Um abraço a todos.


CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Atividade 2.3
Amei o vídeo dos Índios Kuikuro, esta é uma amostra real da cultura dessa tribo, onde busca-se preservar a sua cultura através da tecnologia. O cacique estava preocupado com as futuras gerações, tendo em vista perder as suas origens, então, planejou e tomou uma iniciativa, que foi registrar o modo de vida na tribo, com o intuito da preservação da cultura. Fiquem na paz!
CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO (atividade 2.4)
Ser educador, sistematizando a cultura digital no contexto de contemporaneidade é algo muito difícil, pois nossos alunos estão rodeados de novas tecnologias, sendo que a escola ainda não conseguiu se adequar o suficiente para acompanhar todas essas mudanças. Diante deste contexto, segundo a professora Léa, a escola precisa com urgência estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.
Contudo, essas mudanças de cultura são lentas e exigem conhecimento, requerem que o professor saia do comodismo e busque novos mecanismos para ministrar suas aulas.
Nesta perspectiva, acredito que o profissional da educação precisa adotar novas culturas digitais, pois nossos alunos estão na ERA DIGITAL. Por isso, buscar novos mecanismos e aliar os mesmos ao currículo é algo indispensável no mundo atual, visando sempre a aprendizagem e o pensar reflexivo frente as tecnologias tanto do professor quanto do aluno.
PROPOSTAS DE PROJETOS.

As leituras dos textos acrescentaram novos conhecimentos a minha prática, levaram-me a refletir que a educação precisa envolver o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnológias, a escola e a comunidade, todas as interações que acontecem no ambiente de aprendizagem.
Compreendo que a atuação do professor nesse ambiente de aprendizagem contribui para que aconteça a interação nos diversos segmentos, levando em consideração a história de vida do aluno, seus anseios, desejos e necessidades. Para que então,os conhecimentos das distintas áreas se estabeleçam de forma eficiente.
 O trabalho por projetos com certeza, leva o aluno a construir a sua aprendizagem, pois parte de questões investigativas, onde o aluno desenvolve estudos, pesquisas, buscas, seleciona, e articula informações com conhecimentos que já possui, para compreender melhor situações e tentar resolvê-las.
Muitos estudiosos têm dado a sua contribuição a todos nós educadores, na díficil tarefa de educar, muitos são exemplos a seguir. Podemos destacar Symour e Paulo Freire, eles concordam que a tarefa central da escola é proporcionar o conhecimento existente e produzir o conhecimento não existente.Symour como matemático, ele também é um incentivador ao uso do computador na educação. Paulo Freire ficou conhecido como símbolo da educação dos pobres, ele defende a pergunta e não a resposta, o diálogo e a aproximação do professor e aluno, onde as aulas sejam mais diáleticas e menos mecanicistas.
Que todos nós possamos ser exemplos a seguir também, e que façamos a diferença onde estejamos.

PROJETO: APRENDENDO COM OS MEIOS DE TRANSPORTES E O TRÂNSITO.

JUSTIFICATIVA

A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. As crianças brincarão muito na pista preparada com meios de transportes, placas, faixas e semáforo. Além de conhecerem alguns símbolos, vivenciarão os direitos e deveres dos motoristas e pedestres. As atividades enriquecerão o conceito de “mundo” das crianças, formando futuros cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres no trânsito.

OBJETIVO GERAL:
Diferenciar os meios de transportes existentes e também atender as necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Conhecer os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo e saber diferenciá-los;
·       Conhecer o novo código de trânsito;
·       Desenvolver a consciência da criança no trânsito;
·       Identificar as cores do sinal e o significado de cada uma;
·       Reconhecer a importância da faixa de pedestre;
·       Identificar as placa de sinalização como o PARE;
·       Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·       Desenvolver a coordenação motora;
·       Desenvolver a socialização;
·       Conhecer os animais usados como meio de transporte;
·       Conhecer os meios de transportes públicos como o ônibus.

     CONTEÚDOS
- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:Leituras diversas e interpretação de placas de trânsito com os seus significados;
   - MATEMÁTICA-Figuras geométricas, números no contexto;
   - ARTES: Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
    - NATUREZA E SOCIEDADE: O trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- MOVIMENTO: Músicas e Brincadeiras relacionadas (faz de conta e outras.)

PROCEDIMENTOS:
                Promover rodas de conversas sobre os meios de transporte existentes;
                 Levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto abordado;
                 Diferenciar os meios de transporte motorizados, dos animais que servem de transporte.
               Através de fichas separar os meios de transporte usados na água (aquáticos), no ar (aéreo)  e no chão (terrestre). Fazer recortes, desenhos, origamis e sucatas destes transportes.
               Pesquisas:
               Sobre os transportes Ex: o mais rápido, o maior, o menor;
               O inventor do avião o 0 14 BIS, Santos Dumont e outras;             
               Brincadeiras:
               De trem usar cadeiras e simular uma viagem;
               Confecção da dobradura do avião para brincar no pátio da escola;
               Dramatização de meios de transportes e do trânsito pelas crianças;( regras de trânsito);

               Materiais de sucatas para montar alguns meios de transporte com as crianças;

                Confecção de painéis com gravuras dos meios de trânsportes e nomeá-los;
              Listagens relacionadas, contagem e representações numéricas;
              Dramatizações, onde os alunos criarão ruas, faróis, faixas de pedestres no pátio da escola;
               Aprenderemos as normas do trânsito como observar os faróis, passar na faixa de pedestre, colocar cinto de segurança, não correr com o carro, não colocar o braço para fora da janela, etc...
              Construir um semáforo com sucata, explorando cores e formas;
               Fazer o livrinho do trânsito com recadinhos e desenhos feitos pelas crianças.
               Conhecer alguns sinais como PARE, NÃO ESTACIONE, etc.
               Trabalhar versos como:
- “não é um motorista legal, quem bebe e sai dirigindo na maior cara de pau”.
               Promover interpretações e desenhos;
               Em matemática trabalhar quantidade e adição usando desenhos sobre o tema. Ensaiar músicas onde as mensagens são de alerta aos riscos do trânsito.
                 Criação de um código escolar para o trânsito na escola;                                                                       
                 Confecção de murais, mapeamento percurso escola/casa;
                 Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas.                                             
 

AVALIAÇÃO: Será avaliado a criatividade, a socialização e a participação juntamente com as atividades desenvolvidas pelas crianças;

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09- Dia da Pátria
18 A 25/09- Dia do trânsito
21/09- Dia da árvore( início da primavera).
PRODUTO FINAL:
Palestra com guardas de trânsito e simulação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROJETO EM AÇÃO.

(ATIVIDADE 2.2) 
O Tema do projeto foi Cantando e Encantando com o Sítio do Picapau Amarelo. Este projeto surgiu da necessidade de levar para as nossas crianças a riqueza da nossa cultura e fomentar nelas o gosto pela leitura e escrita, através das maravilhosas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. As dificuldades encontradas foram insignificantes comparadas a satisfação e o prazer proporcionado as crianças e o seu rico aprendizado frente as atividades propostas relacionadas a um tema de muito interesse e da realidade das crianças e até de nós adultos, que ainda hoje lembramos do Sitio do Picapau Amarelo. Não é mesmo? Por isso considero sábias as palavras de Monteiro Lobato quando dizia que “Um país se faz com homens e livros”. Muitas foram as conquistas no desenvolvimento desse projeto, uma delas relato com prazer que foi o envolvimento da minha equipe na organização do cenário, nos acessórios dos personagens e principalmente a caracterização de todos e a dramatização para as crianças. Houve muito empenho e dedicação. As crianças ficaram maravilhadas!!! Um abraço a todos.


CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Atividade 2.3
Amei o vídeo dos Índios Kuikuro, esta é uma amostra real da cultura dessa tribo, onde busca-se preservar a sua cultura através da tecnologia. O cacique estava preocupado com as futuras gerações, tendo em vista perder as suas origens, então, planejou e tomou uma iniciativa, que foi registrar o modo de vida na tribo, com o intuito da preservação da cultura. Fiquem na paz!
CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO (atividade 2.4)
Ser educador, sistematizando a cultura digital no contexto de contemporaneidade é algo muito difícil, pois nossos alunos estão rodeados de novas tecnologias, sendo que a escola ainda não conseguiu se adequar o suficiente para acompanhar todas essas mudanças. Diante deste contexto, segundo a professora Léa, a escola precisa com urgência estar inserida na cultura digital, buscar descobrir como aliar as tecnologias ao seu currículo, transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.
Contudo, essas mudanças de cultura são lentas e exigem conhecimento, requerem que o professor saia do comodismo e busque novos mecanismos para ministrar suas aulas.
Nesta perspectiva, acredito que o profissional da educação precisa adotar novas culturas digitais, pois nossos alunos estão na ERA DIGITAL. Por isso, buscar novos mecanismos e aliar os mesmos ao currículo é algo indispensável no mundo atual, visando sempre a aprendizagem e o pensar reflexivo frente as tecnologias tanto do professor quanto do aluno.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROPOSTAS DE PROJETOS.

As leituras dos textos acrescentaram novos conhecimentos a minha prática, levaram-me a refletir que a educação precisa envolver o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnológias, a escola e a comunidade, todas as interações que acontecem no ambiente de aprendizagem.
Compreendo que a atuação do professor nesse ambiente de aprendizagem contribui para que aconteça a interação nos diversos segmentos, levando em consideração a história de vida do aluno, seus anseios, desejos e necessidades. Para que então,os conhecimentos das distintas áreas se estabeleçam de forma eficiente.
 O trabalho por projetos com certeza, leva o aluno a construir a sua aprendizagem, pois parte de questões investigativas, onde o aluno desenvolve estudos, pesquisas, buscas, seleciona, e articula informações com conhecimentos que já possui, para compreender melhor situações e tentar resolvê-las.
Muitos estudiosos têm dado a sua contribuição a todos nós educadores, na díficil tarefa de educar, muitos são exemplos a seguir. Podemos destacar Symour e Paulo Freire, eles concordam que a tarefa central da escola é proporcionar o conhecimento existente e produzir o conhecimento não existente.Symour como matemático, ele também é um incentivador ao uso do computador na educação. Paulo Freire ficou conhecido como símbolo da educação dos pobres, ele defende a pergunta e não a resposta, o diálogo e a aproximação do professor e aluno, onde as aulas sejam mais diáleticas e menos mecanicistas.
Que todos nós possamos ser exemplos a seguir também, e que façamos a diferença onde estejamos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PROJETOS E SUAS CARACTERÍSTICAS.


Olá colegas!!!
A escola precisa de fato repensar o seu papel frente a sociedade do conhecimento e tecnologia. Compreende-se que o momento requer novas maneiras de pensar e agir frente a rapidez de informações e o dinamismo do conhecimento. Para tal, faz-se necessário proporcionar estratégias de ensino criativas e colaborativas em sala de aula para que a aprendizagem aconteça significativamente. Para ensinar melhor precisa-se levar o aluno ao desenvolvimento de competências para que o mesmo possa saber lidar com o mundo atual em constante mudanças.  O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental para a construção de novos saberes.
Diversas vezes, a interdisciplinariedade é abordada em sala de aula, tendo em vista a necessidade da mesma. Percebe-se que o trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes das áreas de conhecimento, e as tecnologias se integram.
Um abraço a todos!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ELABORAÇÃO DE PROJETOS.


Síntese do texto de MACHADO, Nilson José.
Olá colegas!!!  Particularmente gostei muito do texto, principalmente quando o autor conceitua projeto como uma forma de lançar-se para o futuro, com orientação. Uma busca pelo que pretende ser e conhecer. Enfatizando a importância do contato professor e aluno. Mostrando, portanto que o caminho se faz ao caminhar, e que nós precisamos criar diferentes espaços, situações com orientações, interrogações, expectativas e interesses, em busca de um trabalho coletivo, participativo e democrático, onde o aluno seja de fato instigado a ser um cidadão crítico e consciente numa sociedade tão desigual e que o ensino aconteça para a vida.

DIÁLOGO TEÓRICO
Observamos alguns pontos significativos ao ler os escritos de Maria Montessori, entre eles podemos destacar:
A importância de ser despertado o desejo na criança em aprender, sendo relevante a manipulação do objeto pela mesma num constante processo de aprender fazendo. Onde cada criança possui o seu próprio ritmo e deve ser considerada de forma singular e de acordo com as suas necessidades individuais. O que oportuniza um excelente comportamento da criança, sem prescindir castigos ou recompensas.

sábado, 9 de julho de 2011

PLANO DE AULA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino 
  Componente Curricular
  Tema



Educação Infantil
Nível III.
Linguagem oral e escrita
    Cantando com Luíz Gonzaga

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  •   Conhecer aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
  •   Expressar idéias e sentimentos após a escuta e interpretação da música “Xote Ecológico.”
  •   Fazer uma releitura de Xote Ecológico, através da expressão corporal e representação por meio de desenhos.
 Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em momentos diferentes, respeitando os ritmos próprios de cada criança e a faixa etária da turma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 - Conhecimentos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga
1º MOMENTO – O professor  juntamente com os alunos deverá realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. De posse do material, o professor deverá organizar com as crianças as informações obtidas para elaborarem e construirem uma linha de tempo da vida de cantor. Evidenciando os fatos mais importantes e se possível, ilustrar  com fotos  para que as crianças possam fazer leitura das imagens.

Linha de tempo:
13 de dezembro de 1912 - Nascimento
1939 - Deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música
1941 - Ele foi aplaudido executando Vira e Mexe , um tema de sabor regional, de sua autoria
1945 - Gravou sua primeira música como cantor
1946 - Voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e o reencontro com seu pai
1947 - Gravou a música asa branca
1948 - Casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti
1989 - Morreu vítima de parada cardiorrespiratória
ATIVIDADE 2 – Apreciar algumas músicas do cantor Luíz Gonzaga.
1º MOMENTO- Escutar e interpretar oralmente a letra da música Xote Ecológico.
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
A professora deverá perguntar aos alunos:
- O que vocês sentiram ao ouvirem essa música?
- Qual é o tema da música?
- Por qual motivo não se pode respirar, plantar e nadar na terra?
- O que significa a expressão: Poluição, comeu!

ATIVIDADE 3- Leitura, escrita e representação da música  com desenhos.
1º MOMENTO: A professora faz a leitura coletiva da música em painel com as crianças .Em seguida pede para elas fazerem a representação da mesma através de desenhos.
ATIVIDADE 4 – Cantar e dançar ao som da música Xote Ecológico.
Recursos Complementares
www.letras.com.br/luiz-gonzaga/xote-ecologico -
Avaliar se as crianças:
  • Expressam oralmente alguns aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
  • Compreendem alguns aspectos da letra da música de Luiz Gonzaga trabalhada.
  • Conseguem identificar elementos importantes que compõem a letra da música Xote Ecológico.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VISITA AO PORTAL DO PROFESSOR.

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino infantil, fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.
 VISITE O PORTAL DO PROFESSOR!!!

PARA REFLETIR:
“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves)

Minha frase!!

Minha frase!!

Estou crescendo!! Obrigada pela sua visita . Beijos!!



893901



Preciso de ti Senhor.... Hoje e sempre!!

sábado, 11 de junho de 2011

CURSISTAS EM AULA -UNIDADE III CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.



        OS CURSISTAS ESTÃO EMPOLGADOS PARA APRENDER MUITO MAIS COM ESSA NOVA UNIDADE DO CURSO PROINFO INTEGRADO. A CADA DIA MAIS APRENDIZADO!!!
 VAMOS LÁ TURMA, JUNTOS CHEGAREMOS LÁ.

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA A PRÁTICA
O diálogo em sala de aula é muito importante. As rodas de conversas pode ser uma boa estratégia, uma vez que os alunos ficam mais próximos de seus pares e do professor, poderá sentir-se mais a vontade para interagir nos diálogos e debates, proporcionando oportunidades de envolvimento de todos, onde circule diferentes informações, seja valorizado o contexto histórico e social do grupo e seus conhecimentos sejam valorizados. E as tecnologias, enquanto ferramentas bem utilizadas poderão garantir o envolvimento e a motivação do grupo, a troca de experiência, promovendo uma aprendizagem significativa.
(CORTELAZZO, 1998) esclarece que: A tecnologia cria as condições para que a Comunicação Social se insira cada vez mais nos espaços de aprendizagem, pois favorece a socialização do saber, através de suas dinâmicas de distribuição de informações. Observa-se que, a comunicação, tecnologias e educação compõem um tripé fundamental para a formação do homem do século XXI.

PARTILHANDO A LEITURA 
De acordo com Pedro Demo "A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente." A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora a criança está em contato direto com diferentes formas tecnológicas. Demo diz que "A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental."
Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar a interação. Consequentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Claro que diante de tudo isso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento, como afirma Demo "É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua." Ou seja, tudo isso passa por investimento em educação e principalmente investimento no PROFESSOR.

CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIA
Subtende-se que os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos. E percebe-se que na interação com nossos alunos poderemos descobrir temas pertinentes para projetos que possibilitem a aprendizagem significativa, sendo fundamental fazer a articulação entre a realidade do estudante em seu dia a dia e seus estudos na escola. Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação que surgiram separadas, depois convergiram e passaram a compor um único dispositivo modificam profundamente o modo como desenvolvemos atividades.

domingo, 5 de junho de 2011

SÍNTESE DO TEXTO- NUM MUNDO WIKI, UMA ESCOLA IDEM-PARTE I, DE JAIME BALBINO.


De acordo com o autor para compreender wikipédia é necessário entender o conhecimento como Fenômeno social, coletivo e não como posse de alguns(elite) da qual fazemos parte ou não. Não se fazendo distinção entre cultura e outra, pois isso não existe no mundo wiki. O que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo por meio da linguagem, podendo expressar esse conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro quer seja ou não da mesma classe.No mundo wiki, a reflexão é o que permite olhar para além do que é mostrado, trabalha-se a informação e reinterpretá-la de volta ao mundo, como resultado da conteporaneidade. Ela se encontra canalizada como combustível e motor de conhecimento dinâmico, e em constante transformação.O texto mostra que a wipédia é uma ferramenta de grande valia, e que os professores precisam levá-la em consideração, como um auxílio a sua prática pedagógica. Em seguida, o autor dá origem a wiki através das comunidades de software livre como modelo de organização e gestão colaborativa de documentos. Ele esclarece que tudo funcionava sem organização por parte dos membros e que o interesse em comum era suficiente para produzir, manter e atualizar conteúdos. Explica que os usuários são responsáveis pela fiscalização. A wipédia afirma, que sua confiabilidade em conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo. E ainda, que o número de verbetes que possui e que foram atingidos por vândalos é insignificante, além de reversível.

REFLEXÃO SOBRE WIKPÉDIA E WIKCIONÁRIO

Wikipédia é uma enciclopédia online livre, cujo conteúdo pode ser ampliada ou alterada por qualquer pessoa, desde que com seriedade e respeito ás normas de conduta e de direitos autorais, não sejam violadas.
Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. Assim, como a Wikipédia, o wikcionário é um projeto da fundação Wikmedia disponível em diversos idiomas. Ele é escrito por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.
Aprendi que, a Wikipédia e o wikcionário são ferramentas de grande utilidade, disponíveis gratuitamente, podendo ser usada no nosso trabalho e no dia-a-dia, como fonte de pesquisa. Achei muito legal e interessante, até então não tinha conhecimento sobre esses instrumentos. Caminhando, observando,analisando, descrevendo e registrando as descobertas  de coisas novas, nos leva a construir a nossa aprendizagem de forma significativa.